O vídeo que se segue divulga o modo como uma escola no Brasil desenvolve o incentivo à leitura, em todos os membros da população escolar, desde os alunos aos funcionários.
“Não há talvez dias da nossa infância que tenhamos tão intensamente vivido como aqueles que julgámos passar sem tê-los vivido, aqueles que passámos com um livro preferido”
in Ler livros e contar histórias com as crianças, como formar leitores activos e envolvidos)
Saber ler permite-nos aprofundar os nossos conhecimentos e entrar no mundo da fantasia. Esse hábito de leitura deve começar nos primeiros anos de vida, nomeadamente antes da entrada da criança para a escola. Cabe aos pais, enquanto primeiros educadores da criança, despertar esse gosto pela leitura e pelos livros, fazendo com que mais tarde essas crianças apreciem a leitura e o contacto com livros. Esse contacto deve ser incentivado a partir do momento em que o bebé mostre capacidade para os segurar nas mãos e folhear.
Segundo Lee Anderson citado por Oliveira, M. (2008: 11) “ os leitores que conseguem fazer dessa actividade um prazer, tiveram pais que lhes leram em voz alta na infância mais tenra.” Nos dias de hoje, os adultos, as crianças e o público infantil, de um modo geral, sentem-se, cada vez menos, estimulados para a leitura, devido aos apelos da televisão e de outras tecnologias de massa, que acabam por prejudicar o desempenho e a criatividade da criança. A maioria das crianças entre os 0 e os 14 anos, estão demasiado expostas à televisão e à internet. A obsessão crescente por estes meios transmite à criança níveis elevados de violência e, de posse de bens materiais, deixando de parte a cooperação, o amor pelo próximo e a entreajuda. Daí a importância de apelar à consciência dos pais para a importância de despertar nas crianças o interesse pela leitura, levando-a, assim a adquirir um maior conhecimento do mundo e das coisas, e à estimulação da sua imaginação e criatividade.
Neste sentido, é importante que a criança e o adulto percebam que a leitura, para além de ser algo importante e necessário nos dias de hoje, também pode ser um divertimento, visto que para além das funções associadas à inclusão social e ao desenvolvimento pessoal e da comunidade, permite-nos alcançar mundos imaginários, estimulando a mente e contribuindo para o acesso ao conhecimento de todas as áreas. Conforme consta no Manifesto da Unesco, ler é um instrumento que “ fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.”
Bibliografia:
OLIVEIRA, M. (2008) Dinâmicas de leitura infantil. Prior Velho: Paulinas Editora
RIGOLET, S. (2009) Ler livros e contar histórias com crianças, como formar leitores activos e envolvidos. Porto: Porto Editora
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