sábado, 22 de janeiro de 2011

Reflexões sobre a Unidade Curricular: Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação


 Depois de concluir o projeto, os alunos precisam refletir sobre os pontos fortes e fracos do trabalho, fazer planos de aprimoramento e integrar a tarefa a aprendizagem prévia (Paris & Ayres, 1994; Stiggins, 1997; Wiggins, 1998). Por meio da auto-avaliação, os alunos tornam-se mais responsáveis pela sua evolução educacional, mais reflexivos, autônomos, motivados e eficientes.1
É importante que os alunos aprendam a reflectir sobre as suas aprendizagens. Cada vez mais, os alunos desempenham um papel fundamental no seu processo de aprendizagem. Reflectir sobre o percurso que fizeram permite-lhes identificar os sucessos, as dificuldades sentidas e os fracassos e, tentar arranjar soluções, com o intuito de atingir o sucesso escolar.
Neste sentido, e tendo em conta que concluímos o semestre achamos que é muito importante reflectirmos sobre o percurso que fizemos nestes últimos quatro meses. Esta ponderação permite-nos compreender os aspectos a que poderíamos ter dedicado mais atenção e perceber quais as competências e os conhecimentos que foram adquiridos.
Assim sendo, disponibilizamos de seguida as nossas reflexões sobre o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação.
Para aceder basta clicar em cima dos nossos nomes.



           
Por agora é tudo, mas voltaremos em breve com mais novidades.




           







1Retirado de: http://download.intel.com/education/Common/br/Resources/AP/strategies/ap_self_assessment.pdf




terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Criar uma Banda Desenhada.


Na última aula de LPTIC, a professora Maria do Rosário apresentou-nos vários programas que permitem construir Banda Desenhada (B.D.).
O Strip Generator é um exemplo deste tipo de programas e pode ser um bom recurso para utilizar com as crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo. Neste programa podemos escolher o número de quadrados (vinhetas) que constituem a B.D., as personagens, os objectos, os cenários e os balões de diálogo.

Deixamos aqui o site e um pequeno exemplo produzido por nós.






O que é o Wordle?


O Wordle é uma ferramenta que possibilita construir nuvens de palavras a partir de um texto.
As palavras que ficam mais evidentes são aquelas que aparecem mais vezes ao longo do texto.
Podemos também alterar a orientação das palavras, o tipo de letra e as suas cores.

Assim, resolvemos explorar esta ferramenta, a partir de pequenos excertos retirados de alguns trabalhos do blogue e criámos a nuvem que se segue.





Deixamos aqui o link para se aventurarem.


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Reflexão: Televisão

A última actividade proposta pela docente Helena Camacho consistia na elaboração de um comentário sobre a relação que a escola e a televisão estabelecem  hoje em dia. Esse comentário tinha como base a citação que se segue de Roberto Carneiro e as leituras efectuadas sobre o tema em causa.  

Uma escola plenamente consciente da mais-valia educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem constituir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da Humanidade.
Roberto Carneiro
Hoje em dia, a televisão é um meio de comunicação muito importante que “ faz parte da vida familiar e, consequentemente da vida da criança” (Fernanda Botelho 2002). Assim sendo, as escolas não podem ignorar este aspecto, e devem proporcionar uma Educação para a Televisão, o que permite às crianças ter acesso, desenvolver a capacidade de análise e avaliar as mensagens veiculadas por este medium. No entanto, é necessário que as crianças e os jovens saibam filtrar, processar e utilizar em seu benefício, as informações extraídas da televisão, para que possam tornar-se cidadãos com espírito crítico.
Para ler mais sobre o assunto aceda aqui

Nota: Reflexão corrigida pela docente Helena Camacho, com alterações.

Photostory - A Carpa Mágica



O Photostory é uma ferramenta da Microsoft, que possibilita criar slideshows personalizados com imagens, legendas e músicas.
Foi-nos proposto, pela docente Maria do Rosário, criar uma história utilizando este suporte digital. Assim, de uma forma lúdica contamos a aventura de uma Carpa e de um Menino, a partir da qual nasce uma amizade eterna. 
Esta história foi inspirada no livro “ O Segredo do rio” de Miguel Sousa Tavares cujas ilustrações são de Fernanda Fragateiro. É composta por 44 páginas que englobam texto e ilustração.  
  “O Segredo do Rio” é uma bela história de amizade entre um menino e um peixe. Este peixe tinha uma característica especial, falava a língua das pessoas.

    Os objectivos fundamentais da história criada por nós são:
  • Desenvolver competências de leitura;
  • Transmitir novos saberes e valores;
  • Identificar conceitos;
  • Sensibilizar as crianças para a importância da amizade e da entreajuda;

Assim apresentamos, de seguida a película da nossa história.







Aconselhamos todas as crianças experimentarem este programa,  para as auxiliar deixamos aqui um link útil.

Outra adaptação da obra “O Segredo do Rio” de Miguel Sousa Tavares pode ser consultada neste link. Nesta adaptação, o autor utilizou as imagens principais da obra, legendando-as.

Disponibilizamos aqui as fases de desenvolvimento da construção da história  " A Carpa Mágica" no programa Photostory.


Fonte imagem 

domingo, 2 de janeiro de 2011

Actividade com televisão






Tendo em conta as actividades que nos foram apresentadas durante a aula, realizadas com base num filme, foi-nos pedido pela docente Helena Camacho que escolhêssemos uma emissão de televisão adequada ao pré-escolar ou ao 1º ciclo. De seguida, teríamos de descrever esse programa, destacando as suas potencialidades para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Por fim, apresentaríamos uma actividade oral ou escrita elaborada a partir desse programa.
Deste modo, existem programas televisivos que contribuem para o desenvolvimento e formação da criança. Contudo, este recurso pedagógico deve ser orientado, tanto pelos encarregados de educação como pelos professores/ educadores, visto que as crianças necessitam de aprender a ouvir, compreender, observar e interpretar, tornando-as mais críticas e selectivas perante os programas televisivos.
Para tal, escolhemos a série infantil Pocoyo transmitida de Segunda a Sexta-feira pela RTP 2 no programa Zig Zag.
A série Pocoyo recebeu o Prémio BAFTA (British Academy of Film and Television Arts), que a nomeia como a melhor série para o pré – escolar. Assim a emissão televisiva que escolhemos é adequada para o pré – escolar, ou seja, para crianças entre os 3 e os 6 anos de idade.
O episódio que seleccionámos chama-se A amiguinha do Pocoyo.

De acordo com as Orientações Curriculares para o pré-escolar, o domínio da linguagem oral e a abordagem à escrita fazem parte de uma intervenção educativa. Segundo consta neste documento (1997:66), “ a aquisição de um maior domínio da linguagem oral é um objectivo fundamental da educação pré – escolar, cabendo ao educador criar as condições para que as crianças aprendam”.
Neste sentido, elaborámos algumas actividades que têm por base o episódio mencionado, com as quais pretendemos atingir os seguintes objectivos:

Ø  Desenvolver o contacto com a linguagem oral;
Ø   Estimular o contacto com o código escrito;
Ø   Proporcionar a associação de imagens a frases;
Ø   Desenvolver a criatividade;
Ø   Trabalhar a memória.

Para saber mais aceda ao link.

Nota: Esta actividade foi corrigida pela professora Helena Camacho, com alterações.