Tendo em conta as actividades que nos foram apresentadas durante a aula, realizadas com base num filme, foi-nos pedido pela docente Helena Camacho que escolhêssemos uma emissão de televisão adequada ao pré-escolar ou ao 1º ciclo. De seguida, teríamos de descrever esse programa, destacando as suas potencialidades para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Por fim, apresentaríamos uma actividade oral ou escrita elaborada a partir desse programa.
Deste modo, existem programas televisivos que contribuem para o desenvolvimento e formação da criança. Contudo, este recurso pedagógico deve ser orientado, tanto pelos encarregados de educação como pelos professores/ educadores, visto que as crianças necessitam de aprender a ouvir, compreender, observar e interpretar, tornando-as mais críticas e selectivas perante os programas televisivos.
Para tal, escolhemos a série infantil Pocoyo transmitida de Segunda a Sexta-feira pela RTP 2 no programa Zig Zag.
A série Pocoyo recebeu o Prémio BAFTA (British Academy of Film and Television Arts), que a nomeia como a melhor série para o pré – escolar. Assim a emissão televisiva que escolhemos é adequada para o pré – escolar, ou seja, para crianças entre os 3 e os 6 anos de idade.
O episódio que seleccionámos chama-se A amiguinha do Pocoyo.
De acordo com as Orientações Curriculares para o pré-escolar, o domínio da linguagem oral e a abordagem à escrita fazem parte de uma intervenção educativa. Segundo consta neste documento (1997:66), “ a aquisição de um maior domínio da linguagem oral é um objectivo fundamental da educação pré – escolar, cabendo ao educador criar as condições para que as crianças aprendam”.
Neste sentido, elaborámos algumas actividades que têm por base o episódio mencionado, com as quais pretendemos atingir os seguintes objectivos:
Ø Desenvolver o contacto com a linguagem oral;
Ø Estimular o contacto com o código escrito;
Ø Proporcionar a associação de imagens a frases;
Ø Desenvolver a criatividade;
Ø Trabalhar a memória.
Para saber mais aceda ao link.
Nota: Esta actividade foi corrigida pela professora Helena Camacho, com alterações.
Sem comentários:
Enviar um comentário