A última actividade proposta pela docente Helena Camacho consistia na elaboração de um comentário sobre a relação que a escola e a televisão estabelecem hoje em dia. Esse comentário tinha como base a citação que se segue de Roberto Carneiro e as leituras efectuadas sobre o tema em causa.
Uma escola plenamente consciente da mais-valia educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem constituir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da Humanidade.
Roberto Carneiro
Hoje em dia, a televisão é um meio de comunicação muito importante que “ faz parte da vida familiar e, consequentemente da vida da criança” (Fernanda Botelho 2002). Assim sendo, as escolas não podem ignorar este aspecto, e devem proporcionar uma Educação para a Televisão, o que permite às crianças ter acesso, desenvolver a capacidade de análise e avaliar as mensagens veiculadas por este medium. No entanto, é necessário que as crianças e os jovens saibam filtrar, processar e utilizar em seu benefício, as informações extraídas da televisão, para que possam tornar-se cidadãos com espírito crítico.
Para ler mais sobre o assunto aceda aqui
Nota: Reflexão corrigida pela docente Helena Camacho, com alterações.
Nota: Reflexão corrigida pela docente Helena Camacho, com alterações.
Sem comentários:
Enviar um comentário